5 aprendizados e comportamentos de uma Pessoa Ética

5 aprendizados e comportamentos de uma Pessoa Ética

Pode parecer antiquado, mas Ética é um dos ingredientes básicos que definem o caráter de uma pessoa, de um profissional, através de seus comportamentos dentro e fora do contexto empresarial.
Ouvimos tanto essa palavra na mídia! Conselho de Ética pra cá; Conselho de Ética pra lá!
Blábláblá!!!! E pouca ação.
De origem grega, derivada do verbete ethos, a palavra Ética identifica o caráter de uma pessoa, define o conjunto de valores que norteiam suas ações e comportamentos. É comum associá-la às regras de conduta que devem ser seguidas e respeitadas, evitando perdas para qualquer pessoa.
É claro que devemos ter uma postura correta, respeitar as regras que asseguram nossa cidadania (direitos e deveres) e o nosso bem-estar pessoal e coletivo. Isso deve ser padrão dentro e fora de casa, dentro e fora da empresa. Mas, estamos acostumados com a conhecida Lei de Gerson: “Levar vantagem em tudo!”
Esse contexto abrange a compra de produtos piratas (CDS, DVDS); estacionar em lugar proibido; burlar a fila do supermercado, show; levar souvenirs dos hoteis, navios; colar nas provas; vasculhar o perfil social das pessoas; mentir em benefício próprio; beber e dirigir; comer no supermercado e não passar a embalagem vazia no caixa… a lista é infinita.
Comumente, ouve-se que houve restrição de alguns sites nas empresas, porque os funcionários, perdem tempo em redes sociais, ou assuntos de foro particular, ao invés de trabalhar. Há alguns meses, fui a um empresa de Alimentos que excluiu os bebedouros contendo chás gelados, porque seus consultores estavam levando galões de 3l, para enchê-los com a bebida.
Para atitudes lamentáveis, reações punitivas. Essa realidade não é a ideal, porque essas atitudes distanciam a pessoa dos grandes resultados e da evolução contínua. Faz-se necessário a presença da Ética, para constatar que toda ação gera consequências.

5 Aprendizados e Posturas Éticas na VIDA:

1.    “Respeito é bom e faz crescer!” já dizia meus pais.
O respeito a todo ser vivente é a melhor maneira que temos de demonstrar nossa Ética e comprovar as benesses dos valores que possuímos. Já me senti constrangida na minha juventude, por não conseguir rir, gargalhar diante de uma piada. Soube mais tarde que isso acontecia, porque eu não suporto o modo pejorativo que serve de mote, para a construção do Chiste, da piada. Bem como tratar as pessoas cuja profissão é mais operacional de modo displicente. Aja com empatia, coloque-se no lugar do outro e foque no bom relacionamento interpessoal.

2.    “Honestidade é o primeiro capítulo do Livro da Sabedoria.” Thomas Jefferson
Somos parte do Todo. Todas as nossas escolhas, até as ausência de escolhas interferem no resultado das outras pessoas, logo no êxito de qualquer empreendimento. Assumir os próprios erros, corrigi-los e aprender com eles faz parte do nosso processo evolutivo.

3.    “Falta de tempo é desculpa daqueles que perdem tempo, por falta de planejamento.” Einstein
Passear na internet é bom? Sim.
Enviar mensagens, gravar vídeos, ler postagens é divertido? Sim.
Conversar no celular sobre banalidades é prazeroso? Sim
A visitação às redes sociais consomem muito tempo, porque de uma postagem, algo chama a atenção, uma conversa no whatsapp, um música… e a atenção fica diluída.
Permita-se um tempo restrito para o acesso à internet (nos intervalos do café, almoço, durante o transfer ao trabalho em transporte coletivo), desse modo ela lhe agregará valor: informação, conhecimento, lazer, diversão.
Seja ético na vida familiar! Dedique seu melhor tempo para a convivência presencial familiar, redescubra o valor da boa conversa, sem a presença da televisão, das redes sociais. Fale sobre seu trabalho, mas evite que ele seja a pauta principal dos diálogos.
Seja ético na vida profissional! Constata-se uma postura Ética quando, durante o período do trabalho, a sua ocupação principal seja com o emprego de suas competências em função da realização das suas atividades profissionais, atendendo às demandas assertivamente, cumprindo prazos – no horário comercial, focado no trabalho.

4.    “Ado-ado-ado, cada um no seu quadrado!” Sharon Axé Moi
Na vida doméstica: você paga sua energia elétrica, impostos, mas por uma questão de Ética, você deve evitar o som alto, respeitando a Lei do Silêncio (das 22h às 8h); bater na porta e solicitar a permissão para entrar no quarto de seus filhos; respeitar os pertences do casal, bem como a privacidade no celular, bolsas, carteiras. Obviamente, que os pais precisam estar atentos aos filhos e o uso da internet, mas existem formas de controle saudáveis.
Na vida profissional: evitar o consumo dos insumos de escritório (copiadoras, telefonemas, acessos a internet), combustível, elevar os custos de consumo, durante as viagens; evitar o desperdício de energia, materiais de escritório; colegas em benefício próprio não constroem uma escopo de postura Ética.

5.    “Tenho 6 regras que ensinaram tudo o que sei: O quê?, Por quê?, Quando?, Como?, Onde? e Quem?” Rudyard Kipling
Se você responder a essas 6 perguntas, antes de ter uma ação, certamente evitará a malandragem, conhecida no Brasil, como “jeitinho brasileiro”. Essa atitude é necrosante do sistema Ético, porque  a sua ação abre precedente, para que outras pessoas tenham a mesma postura equivocada que você.
Vida familiar: “Faça o que falo, mas não faça o que eu faço!” Ensina o filho a dizer a verdade, mas mente diante dele.
Vida profissional: “Vestir a camisa da empresa!” Significa cumprir com as obrigações da função, respeitando os horários de entrada e saída, a higiene do ambiente do trabalho, o padrão de bom relacionamento, propiciando a prática das normas internas de comportamento.

A hora de mudar a postura chegou!
Adapte-se à Ética e garanta os SEUS Resultados extraordinários e duradouros!
Seja ético!
Você se considera uma pessoa Ética? Você é um profissional Ético?
Se sim, deixe sua opinião sobre este tema, abaixo.
Se sim, curta e compartilhe em suas redes sociais.
#PasseAdiante #CorrentedoBEMdoBELOdoPERFEITO

No Comments

Post A Comment

5 × três =

Se fizer sentido para você conhecer o Método Melcina Coaching de trabalho.